Design a site like this with WordPress.com
Iniciar

Palácio do Raio – Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga

Direitos de imagem: @bragacool

🇵🇹 O Palácio do Raio passou a ser assim designado no século XIX, depois de ter sido adquirido por Miguel José Raio. No entanto, a sua primeira designação era “Palácio dos Granjinhos”, devido ao nome primitivo da rua em que foi construído. Por vezes, é, também, referido como “Casa do Mexicano”.

Com origens no século XVIII, é considerado a obra-prima do rococó civil português. Devido à organização dos espaços da fachada, à turgidez dos ornatos que envolvem as portas, janelas e varandas e à força do seu eixo central, onde a pedra é trabalhada como se de talha se tratasse, este é, inquestionavelmente, um dos edifícios mais interessantes no panorama da arquitetura europeia do seu tempo.

Diz-se que, à data da sua construção, o local era muito acanhado, porque a rua que hoje defronta o palácio apenas viria a ser aberta em meados do século XIX. João Duarte Faria, poderoso comerciante de Braga, comprou uma casa que ali existia e, para lhe dar uma maior visibilidade e afirmar o seu estatuto social, pediu autorização para fazer um novo alinhamento da fachada.

O trabalho levado a cabo pelo respeitoso arquiteto André Soares, em 1754, foi extremamente feliz, sendo mesmo admirado na época pelos bracarenses. Na varanda colocou dois putti (plural para pinturas ou esculturas de um menino nu, geralmente gordinho e representado frequentemente com asas. Derivado da figura do cupido jovem, simboliza o amor e pureza) que orientou de forma a parecer que estão a convidar a entrar na casa as pessoas que passavam na rua. Esta situação repete-se no patamar intermédio da escada interna, onde existe a estátua de um homem com um candeeiro a alumiar quem sobe ou desce – o “Turco” – e que tanto parece estar a dar as boas vindas como a vigiar.

No projeto original não existia a balaustrada, o que originava um desenho muito mais tenso. Essa alteração, bem como o chamativo azulejo e várias outras existentes no seu interior, datam de meados do séc. XIX, após a venda, em 1853, a Miguel José Raio por 10 contos de réis. José Raio, um “torna-viagem” que tinha enriquecido no Brasil e de quem se pode ver a pedra de armas nas traseiras da casa, habitou o Palácio do Raio por cerca de 25 anos e a si se deve não só o nome da construção, como o atual nome da rua.

Após a sua morte, a casa foi habitada por alguns dos seus descendentes. Contudo, por má gestão do património, parte dos bens da família passaram para a tutela do Banco do Minho, incluindo o palácio.

O edifício pertence desde os anos 80 do século XIX à Misericórdia de Braga, que fez várias transformações internas e transformou o palácio num espaço do Hospital de São Marcos. Nele eram prestados cuidados de saúde, mais especificamente de radiologia e oftalmologia e, depois, funcionou ali o Centro de Sangue. 

Anos mais tarde, com a mudança da localização do Hospital de Braga, o palácio ficou desocupado e deixou de ser utilizado. Assim, após ter sofrido uma renovação profunda com enfoque nos tetos e azulejos, abriu como museu, no final de 2015. Além de difundir a história do Palácio do Raio, um imponente exemplo do charme da Idade Média em Braga, acolhe um valioso acervo de peças de arte sacra, têxtil, pintura, escultura, ourivesaria, cerâmica, utensílios médicos e farmacêuticos e documentos que testemunham mais de 500 anos de história da instituição.

🇬🇧 The Palácio do Raio was renamed in the 19th century, after being acquired by Miguel José Raio. However, its first name was “Palácio dos Granjinhos”, due to the primitive name of the street on which it was built. Sometimes it is also referred to as “Casa do Mexicano”.

With origins in the 18th century, it is considered the masterpiece of Portuguese civil rococo. Due to the organization of the facade spaces, the turgidity of the ornaments that surround the doors, windows and balconies and the strength of its central axis, where the stone is worked as if it were carving, this is, unquestionably, one of the most interesting buildings in the European architecture panorama of its time.

It is said that, at the time of its construction, the palace was very small, because the street that now faces the palace would only be opened in the mid-19th century. João Duarte Faria, a powerful merchant in Braga, bought a house that existed there and, in order to give it greater visibility to assert his social status, asked for permission to re-examine the façade.

The work carried out by the respected architect André Soares, in 1754, was extremely happy, being admired at the time by the people of Braga. On the balcony he placed two putti (plural for paintings or sculptures of a naked boy, usually chubby and often represented with wings. Derived from the figure of the young cupid, symbolizing love and purity) that he oriented in order to appear that they are inviting to enter the people passing by on the street. This situation is repeated on the intermediate level of the internal stairs, where there is a statue of a man with a lamp illuminating those who go up or down – the “Turco” – who seems to be welcoming as well as watching.

In the original project there was no balustrade, which resulted in a much more tense design. This alteration, as well as the striking exterior tile and several others inside, date back to the mid-19th century, after being sold, in 1853, to Miguel José Raio for “10 contos de réis”, a “turn-travel” that had enriched in Brazil and whose coat of arms can be seen at the back of the house. José Raio inhabited the Palácio do Raio for about 25 years and not only the name of the building is owed to him, but also the current name of the street.

After his death, the house was inhabited by some of his descendants. However, due to poor management of the heritage, part of the assets of the José Raio family were transferred to the custody of Banco do Minho, including the palace.

Since the 1980s, the building has belonged to the Misericórdia de Braga, which made several internal transformations and transformed the palace into a space for the Hospital de São Marcos. Health care was provided there, more specifically radiology and ophthalmology and, later, the Blood Center was placed there.

Some years latter, with the change in the location of Hospital de Braga, in 2011, the palace became vacant being no longer used. So, after undergoing a profound renovation focusing on the ceilings and tiles, it opened as a museum at the end of 2015. In addition to propagate the history of the Palácio do Raio, an imposing example of the charm of the middle ages in Braga, houses a valuable collection of pieces of sacred art, textiles, painting, sculpture, goldsmiths, ceramics, medical and pharmaceutical utensils and documents that testify more than 500 years of institution’s history.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers gostam disto: