Direitos de imagem: @vilagale
🇵🇹 Em pleno coração da cidade, a Igreja de Santa Cruz constitui um dos mais interessantes e belos exemplares da arquitetura barroca religiosa bracarense. Terá sido mandada construir pelo fundador da Confraria de Santa Cruz, Jerónimo Portilo, com esmolas dos confrades devotos dos Passos do Senhor e sob o patrocínio do arcebispo primaz D. Afonso Furtado de Mendonça.
A primeira pedra foi lançada em 1625, no lugar onde estava, antes, um cruzeiro de granito, mandado erguer pelo Arcebispo D. Diogo de Sousa, e que marca a confluência das ruas do Anjo, de S. Marcos e do Largo Carlos Amarante. A primeira fase concluiu-se em 1653, mas a obra só terá terminado em 1737, com uma fase final de construção e soberbo trabalho de frontaria com assinatura do mestre pedreiro Francisco Vaz.
A fachada, dividida em dois pórticos justapostos, desenvolve-se entre duas torres sineiras, erguidas no ano de 1694, onde se incorporam, também, os relógios. As três portas de entrada do templo são enquadradas pelo pórtico do piso térreo, constituído por quatro colunas dóricas. Sobre a cornija, levanta-se um pórtico, formado por quatro pilastras de ordem jónica, cujo entablamento é interrompido por um óculo de larga moldura com um escudo heráldico no topo. O frontão é rematado por um conjunto de três esculturas.
No interior, muito amplo, a abóbada de pedra esquartelada que cobre a nave é sustentada por três arcos torais. De ambos os lados, abrem-se três capelas, cujos altares ostentam as deslumbrantes talhas de Francisco Machado. Já obra de talha do coro, terá sido executada em 1742, pelo escultor António Marques.
A capela-mor, igualmente coberta por uma abóbada de pedra, possui um admirável painel desenhado pelo frei José de Santo António Vilaça e executado em 1775 pelo entalhador João Bernardo da Silva. Ao talento do monge beneditino devem-se, igualmente, os caixilhos e as sancas das janelas, as portadas da capela-mor, dois relicários e algumas credências.
Nesta igreja são, também, dignos de destaque, os púlpitos, o órgão e o arco que sustenta a frente do coro alto. Na sacristia, além do imponente e bem conservado arcaz, executado em 1674 por Pedro Nogueira, destacam-se, ainda, os azulejos e as pinturas que ornamentam as paredes, datadas dos séculos XVII e XVIII.
Quem por ali passa depara-se, todos os dias, com pessoas paradas, a olhar para a fachada, numa busca sem fim. Este comportamento tem, na verdade, uma explicação bem romântica e simples: reza a lenda que a “moça casadoira” que nesta fachada encontrar os 3 galos casamenteiros, terá casamento marcado para breve.
Contudo, esta não é uma tarefa fácil, pois se os dois primeiros galos se encontram, facilmente, a meio das extremidades esquerda e direita da fachada da igreja, a descoberta do terceiro galo é um verdadeiro desafio. Desafio esse que aumentou com as últimas obras de restauro da igreja, que tornaram o relevo das formas esculpidas na pedra menos evidente.
🇬🇧 In the heart of the city, the Church of Santa Cruz is one of the most interesting and beautiful examples of religious Baroque architecture in Braga. It was ordered to be built by the founder of the Confraria de Santa Cruz, Jerónimo Portilo, with alms from the confreres devotees of Passos do Senhor and under the patronage of the primate archbishop D. Afonso Furtado de Mendonça.
The first stone was laid in 1625, in the place where there was a granite cross, ordered to be built by Archbishop D. Diogo de Sousa, which marks the confluence of Rua do Anjo, Rua S. Marcos and Largo Carlos Amarante. The first phase was concluded in 1653, but the work was only completed in 1737, with a final phase of construction and superb front work signed by the mason master Francisco Vaz.
The facade, divided into two juxtaposed porticos, develops between two bell towers, built in 1694, where the clocks are also incorporated. The temple’s three entrance doors are framed by the ground floor portico, consisting of four doric columns. On the cornice, there is a portico, formed by four pilasters of Ionic order, whose entablature is interrupted by an oculus with a wide frame with a heraldic shield on top. The pediment is topped by a set of three sculptures.
Inside, the quartered stone vault that covers the nave is supported by three toral arches. On both sides, there are three chapels, whose altars display the stunning carvings of Francisco Machado. The carving work of the choir, was carried out in 1742, by the sculptor António Marques.
The chancel, also covered by a stone vault, has an admirable panel designed by Friar José de Santo António Vilaça and executed in 1775 by the woodcarver João Bernardo da Silva. To the talent of the Benedictine monk we also owe the frames and crown molding of the windows, the main chapel’s shutters, two reliquaries and some credentials.
Also worthy of mention in this church are the pulpits, the organ and the arch that supports the front of the high choir. In the sacristy, in addition to the imposing and well-preserved chest built in 1674 by Pedro Nogueira, also stand out the tiles and paintings that decorate the walls, dating from the 17th and 18th centuries.
Who walks there, is faced, every day, with people standing still, looking at the facade, in an endless search. This behavior has, in fact, a very romantic and simple explanation: the legend says that the “marriageable girl” who finds the 3 matchmaking roosters on this facade, will be married soon.
However, this is not an easy task, because if the first two roosters are easily found in the middle of the left and right ends of the church facade, the discovery of the third rooster is a real challenge. A challenge that has increased with the last restoration works on the church, which made the relief of the shapes carved in the stone less evident.
Deixe uma Resposta