Design a site like this with WordPress.com
Iniciar

“Mais velho que a Sé de Braga”

Direitos de imagem: @bragacool

🇵🇹 A expressão “mais velho que a Sé de Braga” é uma das mais típicas do Minho, sendo aplicada quando se classifica algo como extremamente velho, normalmente num tom hiperbólico. É justificada pelo facto de a Sé de Braga ser a mais antiga do país e de o seu primeiro projeto de construção ter começado a ser criado antes de Portugal ser uma nação. Há relatos da sua existência desde o ano 400, mas diz-se firmemente que foi projetada no final do séc. XI, pelo Bispo D. Pedro, e que a construção que atualmente conhecemos teve início no ano de 1070.

Com uma história rica e abundante, a Sé é um ícone da cidade. Localizada no centro histórico, pensa-se que assenta nas fundações de um antigo mercado ou templo romano dedicado à deusa Ísis (deusa da fertilidade e da maternidade, que representa o ideal da mulher, uma esposa e mãe dedicada), porque numa das suas paredes exteriores existe uma pedra votiva com essa indicação.

Ao longo dos anos e em diferentes períodos, a catedral bracarense viu o seu plano inicial ser alargado com a construção de cinco capelas, dois claustros,  um galilé (construção arquitetónica constituída por telhado ou cobertura, que protege a entrada de uma Igreja), um absidíolo (capela secundária de um edifício religioso, especialmente difundida nas catedrais do estilo gótico durante a Idade Média), uma cabeceira e uma sacristia. Como resultado, a Sé de Braga ergue-se numa mistura de estilos.

Inicialmente construída em estilo românico, com paredes grossas e robustas, a Sé tem o seu interior constituído por três naves (uma central e duas laterais), um transepto (atravessa o edifício e confere-lhe a sua planta em cruz) e uma cabeceira  com a ábside (ala de um edifício que se projeta para fora de forma semicilíndrica ou poliédrica) rodeada por dois absidíolos. Também os portais ou os capitéis, ou ainda os arcos de volta perfeita no interior da catedral, são marcos bastante característicos deste estilo.

No início do séc. XVI, quando D. Diogo de Sousa decidiu visitar a Sé de Braga pela primeira vez, considerou a cabeceira muito pequena para a magnitude da catedral e, como tal, e sem hesitar, encarregou o mestre João de Castilho da construção de uma cabeceira digna da dimensão da Sé da Braga – a cabeceira de estilo gótico ainda hoje presente na catedral. No interior da igreja, o frontal do altar-mor também apresenta esses traços, embora já mais num estilo gótico flamejante, a fase final desse estilo.

No séc. XVIII, o estilo barroco invadiu a cidade de Braga e a Sé não foi exceção. Como resultado, as pinturas, as talhas douradas e a madeira bastante trabalhada saltam à vista quando se visita a catedral. Já nos anos 30 e 50 do séc. XX, numa ação de restauro, a Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais decidiu restituir o ar mais medieval e original à catedral. Ainda assim, os dois enormes órgãos existentes, junto à entrada e ao nível do coro alto, não deixam esquecer a importância que o barroco teve na catedral bracarense.

Outro dos grandes pontos de interesse da Sé de Braga,  é a capela dos Reis, uma das 5 capelas presentes no complexo (construída no séc. XIII), onde se encontram os túmulos de D. Henrique de Borgonha e D. Teresa de Leão, pais de D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal.

Também D. Afonso de Portugal, filho do Rei D. João I, Mestre de Avis, tem o seu túmulo aqui, bem como o Arcebispo D. Diogo de Sousa e o Arcebispo Gonçalo Pereira, duas figuras importantes para a evolução da cidade.

🇬🇧 The expression “older than the ‘Sé de Braga’” is one of the typical expressions of Minho and is applied when classifying something as extremely aged, usually in a hyperbolic tone. It is justificated by the fact that the Cathedral of Braga is the oldest in the country and that its first construction project began to be created before Portugal was a nation. There are reports of its existence since the year 400, but is firmly said to have been designed at the end of the 19th century by Bishop D. Pedro and that the construction we know today began in the year 1070.

With a rich and abundant history, the Cathedral is an icon of the city. Located in the historic center, it is believed that it is dedicated to the goddess Isis (goddess of fertility and motherhood, who represents the ideal of the woman, a wife and dedicated mother) because, on one of its outer walls, there is a votive stone with this indication.

Over the years and in different periods, the Braga cathedral saw its initial plan being extended with the construction of five chapels, two cloisters, a galilé (architectural construction consisting of a roof or cover, which protects the entrance to a Church), a absidiole (secondary chapel of a religious building, especially widespread in Gothic-style cathedrals during the Middle Ages), an apse and a sacristy. As result, the Cathedral of Braga stands in a mixture of styles.

Initially built in the Romanesque style, with thick and robust walls, the Cathedral has three naves (one central and two lateral), a transept (crosses the building and gives it its cross-shaped plan) and a transept with the apse (wing of a building that projects outwards of semi-cylindrical or polyhedral form) surrounded by two apses. Also the portals or capitals of the cathedral, or even the round arches inside the cathedral, are very characteristic of this style.

At the beginning of the 16th century, when D. Diogo de Sousa decided to visit the Cathedral of Braga for the first time, he considered the chevet too small for the cathedral’s magnitude and without hesitation commissioned master João de Castilho to build a chevet worthy of the size of the Sé da Braga – the Gothic chevet still present in the cathedral. Inside the church, the front of the main altar also shows these traits, although in a more flamboyant Gothic style, the final phase of this style.

In the 18th century, the Baroque style invaded the city of Braga and the Cathedral was no exception. As result, the paintings, the gilded carvings and the well-crafted wood stand out when visiting the cathedral. In the 30s and 50s of the 20th century, in a restoration effort, the Directorate-General for National Buildings and Monuments decided to restore the cathedral to a more medieval and original look. Even so, the two huge organs present right next to the entrance and at the level of the high choir, do not let us forget the importance that the Baroque had in Braga’s Cathedral.

Another of the great points of interest of the Cathedral of Braga is the Capela dos Reis (Chapel of the Kings), one of the 5 chapels present in the complex (built in the 13th century), where the tombs of D. Henrique de Borgonha and D. Teresa de Leão are located, parents of D. Afonso Henriques, the first king of Portugal.

Also D. Afonso of Portugal, son of king D. João I, Master of Avis, has his tomb here, as well as Archbishop D. Diogo de Sousa and Archbishop Gonçalo Pereira, two important figures for the evolution of the city.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers gostam disto: