Direitos de imagem: @museudosbiscainhos
🇵🇹 O Palácio dos Biscainhos é uma das mais importantes casas senhoriais bracarenses. Localizado muito perto do Arco da Porta Nova e da Sé de Braga, foi construído em 1712, pelo arquiteto e mestre pedreiro Manuel Fernandes da Silva. A obra foi erguida a pedido do Deão Francisco Pereira da Silva e o nome da residência advém dos mestres pedreiros que vieram para Braga no século XVIII vindos da Biscaia, uma província de Espanha no norte da comunidade autónoma do País Basco. O edifício chegou a receber o Rei D. Luís I nas suas instalações, o que dá conta da importância que o palácio gozava à época.
A residência senhorial foi sendo ampliada pelos proprietários seguintes. Em 1963, o 3º Visconde de Paço de Nespereira, último proprietário do edifício, faleceu e doou à cidade de Braga todo o complexo. O Museu dos Biscainhos surgiu em 1978 e hoje leva-nos numa viagem pelo quotidiano de uma família nobre setecentista, bem como dos seus criados, escravos e capelães. Assim, este palácio do século XVIII demonstra-nos a arquitetura da época – uma arquitetura grandiosa, trabalhada, cuidada e sempre associada à funcionalidade – que contempla amplos salões, tetos luxuosos e jardins barrocos.
Para esse ambiente, contribui a exposição permanente, a qual permite o conhecimento contextualizado de coleções de artes decorativas (mobiliário, ourivesaria, cerâmica, vidros, têxteis, metais, etc), gravura, escultura/talha, azulejaria, pintura portuguesa e europeia, instrumentos musicais e até meios de transporte, entre o século XVII e o primeiro quartel do século XIX.
Esta casa barroca está organizada em dois níveis. O primeiro corresponde ao andar térreo, onde se inserem os compartimentos de serventia e de cariz funcional. À entrada destaca-se, de imediato, o seu pavimento em pedra sulcada, geometricamente colocada, que permitia que as carruagens entrassem na habitação e desembarcassem os passageiros, seguindo, de seguida, para as cavalariças, localizadas muito perto do jardim. Além disso, este piso concentrava os compartimentos dos serviçais, a despensa e a cozinha – onde, ainda hoje, é conservado o antigo acervo de panelas, tachos e restantes utensílios, em bronze, ferro e cobre.
Já o segundo nível diz respeito ao andar nobre e aos respetivos espaços de habitabilidade: salas de aparato e/ou receção (com clarabóias, estuque trabalhado, azulejos barrocos com cenas galantes e tetos pintados a óleo), de estar, de jantar (onde se explica a origem da expressão “por a mesa”), de oração e de dormir. Para lá chegarmos, encontramos uma escadaria luxuosa e decorada por um conjunto de azulejos figurativos, que serve de anúncio à sequência de salas amplas e aparatosas, que refletem a condição social e económica da família que ali morava.
No exterior, situa-se o famoso jardim, que ocupa cerca de 1 hectare, e que funciona como uma espécie de refúgio no centro da cidade. À semelhança do edifício, o jardim é de um característico estilo barroco e as suas fontes e esculturas brindam os que lá passeiam. O espaço está dividido em três patamares, destacando o jardim formal, o pomar e a horta, e apresentando a poente, muralhas com guaritas. Além disso, enquadra elementos arquitetónicos e escultóricos talhados em granito, como as esculturas setecentistas e as fontes com belas formas humanas, animais, vegetalistas e mitológicas. Recorta-se em labirínticos canteiros de buxo.
Sensivelmente a meio do jardim dos Biscainhos, encontra-se a maior e mais antiga Tulipeira da Virgínia em Portugal, com cerca de 300 anos. A árvore deu já origem a lendas e mitos: diz-se que o seu exotismo terá despertado paixões e testemunhado juras de amor eterno. Esta é, por isso, uma árvore de afetos e segredos, tornando o jardim no espaço perfeito para um passeio romântico ou para relaxar e descontrair do stress da cidade. A melhor parte é que é possível fazê-lo de forma gratuita, demonstrando na receção do espaço o desejo de visitar o jardim.
O Museu é palco de diversos eventos educativos e temáticos. Recentemente, foi cenário da série “Vento Norte” transmitida na RTP 1.
As visitas são possíveis de terça a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. O Museu encerra nos dias 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro. No primeiro domingo de cada mês, a visita é gratuita. Ao longo de toda a exposição permanente, está disponível um roteiro em português e em inglês, para leitura nos espaços.









🇬🇧 The Palácio dos Biscainhos is one of the most important manor houses in Braga. Located very close to the Arco da Porta Nova and the Sé de Braga, it was built in 1712 by the architect and master mason Manuel Fernandes da Silva. The work was built at the request of Deão Francisco Pereira da Silva and the name of the residence comes from the master masons who came to Braga in the 18th century from Biscay, a province of Spain in the north of the autonomous community of the Basque Country. The building even received King D. Luís I in its facilities, which shows the importance that the palace enjoyed at the time.
The manor house was expanded by the following owners. In 1963, the 3rd Viscount of Paço de Nespereira, the last owner of the building, died and donated the entire complex to the city of Braga. The Biscainhos Museum was founded in 1978 and today it takes us on a journey through the daily life of an 18th century noble family, as well as their servants, slaves and chaplains. Thus, this 18th century palace demonstrates the architecture of the time – a grandiose architecture, crafted, cared for and always associated with functionality – which includes large halls, luxurious ceilings and baroque gardens.
The permanent exhibition contributes to this environment, which allows for a contextualized knowledge of collections of decorative arts (furniture, jewellery, ceramics, glass, textiles, metals, etc.), engraving, sculpture/carving, tiles, Portuguese and European painting, musicals and even means of transport, between the 17th century and the first quarter of the 19th century.
This baroque house is arranged on two levels. The first corresponds to the ground floor, where the utility and functional compartments are located. At the entrance, its geometrically placed grooved stone floor immediately stands out, which allowed the carriages to enter the room and disembark the passengers, then proceed to the stables, located very close to the garden. This floor also contained the servants’ compartments, the pantry and the kitchen – where, even today, the old collection of pans, pots and other utensils, in bronze, iron and copper, is kept.
The second level concerns the main floor and the respective living spaces: stateroom and/or reception rooms (with skylights, worked stucco, baroque tiles with gallant scenes and oil-painted ceilings), living, dining (where explains the origin of the expression “put the table”), prayer and sleep. To get there, we find a luxurious staircase decorated with a set of figurative tiles, which serves as an advertisement for the sequence of large and ostentatious rooms, which reflect the social and economic condition of the family that used to live there.
Outside, there is the famous garden, which occupies about 1 hectare, and which works as a kind of refuge in the center of the city. Like the building, the garden has a characteristic Baroque style and its fountains and sculptures are a gift to those who walk there. The space is divided into three levels, highlighting the formal garden, the orchard and the vegetable garden, and to the west, walls with guardhouses. In addition, it frames architectural and sculptural elements carved in granite, such as 18th century sculptures and fountains with beautiful human, animal, plant and mythological forms. It is cut into labyrinthine boxwood beds.
About 300 years old, roughly in the middle of the Biscainhos garden, is the largest and oldest Virginia Tulipeira in Portugal. The tree has already given rise to legends and myths: it is said that its exoticism aroused passions and witnessed vows of eternal love. This is, therefore, the tree of affections and secrets, making the garden the perfect space for a romantic walk or to relax and unwind from the stress of the city. The best part is that it is possible to do it for free, demonstrating at the reception of the space the desire to visit the garden.
The Museum hosts several educational and thematic events. Recently, it was the setting for the series “Vento Norte” broadcast on RTP 1.
Visits are possible from Tuesday to Sunday, from 10:00 to 12:30 and from 14:00 to 17:30. The Museum is closed on January 1st, Easter Sunday, May 1st and December 25th. On the first Sunday of each month, the visit is free. Throughout the permanent exhibition, a script is available in Portuguese and English, for reading in the spaces.
Deixe uma Resposta